Skip to content

BlackBerry Passport Silver Edition SQW100-4 Smartphone

RHR191LW

Informações de segurança

Antes de começar a utilizar o seu smartphone BlackBerry (referido no presente documento como smartphone),reveja a informação de segurança e regulação fornecida neste documento. Guarde este documento num local seguro, para que o possa consultar sempre que for necessário.

Em alguns países, podem existir restrições sobre a utilização de dispositivosBluetooth e dispositivos sem fios com software de encriptação. Verifique, junto das autoridades locais, se existem restrições na sua área.

Para localizar as informações de segurança e do produto mais recentes, visite www.blackberry.com/safety.

Para localizar as informações de garantia mais recentes, visite www.blackberry.com/legal.

Precauções importantes de segurança

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Utilize apenas baterias e carregadores aprovados com o smartphone. A utilização de baterias ou carregadores que não tenham sido aprovados pela BlackBerry pode comportar risco de incêndio ou explosão, podendo provocar ferimentos graves, morte ou perda de bens.

Utilize apenas bolsas de transporte aprovadas pela BlackBerry. A utilização de bolsas de transporte não aprovadas pela BlackBerry poderá levar a que o seu smartphone exceda as normas de exposição à RF.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Mantenha o smartphone a pelo menos 1,5 cm (0,59 pol.) de distância do corpo. Quando transportar o smartphone junto ao corpo, utilize apenas acessórios equipados com um clipe de cinto integrado e, caso o acessório não tenha sido fornecido pela BlackBerry, confirme que o acessório não contém metal. Se não observar estas diretrizes, o seu smartphone poderá exceder as normas de exposição a radiofrequências. A existência de efeitos na saúde a longo prazo resultantes de exceder as normas de exposição a radiofrequências é objeto de estudo científico contínuo.

Para obter mais informações sobre a conformidade deste smartphone com as diretrizes de emissões de radiofrequência da FCC, visite www.fcc.gov/oet/ea/fccid e procure a ID da FCC do seu smartphone, indicada abaixo.

  • Smartphone BlackBerry Passport SQW100-4 (número do modelo RHR191LW): FCC ID L6ARHR190LW
O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

O seu smartphone está concebido para funcionar com temperaturas entre 0 e 35ºC (32 e 95ºF). A utilização do seu smartphone fora do intervalo de temperaturas recomendado poderá causar danos no seu smartphone ou na bateria de iões de lítio.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Não dependa do smartphone para comunicações de emergência. As redes sem fios necessárias para fazer chamadas de emergência ou enviar mensagens não estão disponíveis em todas as áreas, e os números de emergência (tal como 911, 112 ou 999) poderão não o ligar a serviços de emergência em todas as áreas.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

O seu smartphone e os acessórios do smartphone não se destinam a crianças. Se permitir que uma criança utilize ou manuseie o smartphone ou os acessórios do smartphone, certifique-se de que ela o faz sob supervisão rigorosa. O seu smartphone contém peças pequenas que comportam risco de asfixia para a criança.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Mantenha o smartphone longe de dispositivos médicos, incluindo pacemakers e aparelhos auditivos, dado que estes aparelhos poderão funcionar incorretamente e provocar lesões graves ou morte ao utilizador ou a terceiros.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Não coloque o smartphone em contacto com líquidos, dado que poderá provocar um curto-circuito, incêndio ou choque elétrico.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Ao utilizar o altifalante do smartphone, nunca coloque o smartphone junto ao ouvido. Podem ocorrer danos graves e permanentes ao nível da audição.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

A exposição às luzes intermitentes do smartphone pode provocar ataques epiléticos ou perdas de consciência temporárias e pode ser perigosa para si ou para terceiros. No caso de sentir, ou a utilização do smartphone provocar nas outras pessoas, qualquer desorientação, perda de consciência, contração muscular, convulsões ou movimento involuntário, pare de utilizar o smartphone imediatamente e consulte um médico. A luz de notificação LED está localizada na parte frontal do smartphone, no canto superior direito. Se o modelo de smartphone possui uma câmara, a abertura de LED de flash da câmara está localizada na parte posterior do smartphone, acima ou à direita da lente da câmara. Se for suscetível a ataques epiléticos ou perdas de consciência temporárias, consulte o seu médico antes de utilizar o smartphone.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Não utilize o smartphone durante a condução, exceto se a utilização do smartphone no modo de mãos livres for permitida por lei. A utilização do smartphone durante a condução pode colocar o utilizador e terceiros em risco de acidente, causando ferimentos graves, morte ou perda de bens.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Não utilize o smartphone na presença de fumos de gás, dado que este procedimento poderá representar um risco de fogo ou explosão.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Não coloque o smartphone no fogo, caso contrário, poderá provocar uma explosão e resultar em ferimentos graves, morte ou perda de bens.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Desligue o smartphone a bordo de aviões. Se utilizar o smartphone num avião, poderá afetar os instrumentos, a comunicação e o desempenho do avião. Poderá também provocar falhas na rede e situações perigosas para o funcionamento do avião, para a atividade da tripulação e para os passageiros, além de poder ser ilegal.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Os smartphones não são intrinsecamente seguros e não podem ser utilizados na presença de fumos explosivos, pó explosivo ou outros químicos explosivos. A ocorrência de faíscas nestas áreas pode provocar uma explosão ou incêndio e resultar em ferimentos graves, morte ou danos em bens.

Utilizar o smartphone com segurança

  • Não coloque objetos pesados sobre o seu smartphone.
  • Não tente modificar nem reparar o smartphone.
  • Não tente cobrir nem introduzir objetos nas aberturas do smartphone, exceto quando esse procedimento lhe for instruído pela documentação do smartphone fornecida pela BlackBerry. Esta ação pode originar um curto-circuito e provocar um incêndio ou choque elétrico.
  • Não utilize objetos afiados no ecrã.
  • Não exerça força excessiva no ecrã.
  • Não utilize o smartphone ou os acessórios do smartphone junto a água (por exemplo, junto a uma banheira ou lavatório, numa cave húmida ou junto a uma piscina).
  • Não coloque o smartphone ou acessórios do smartphone numa superfície instável. O smartphone ou os acessórios do smartphone podem cair, podendo provocar lesões graves a uma pessoa e danos graves no smartphone ou nos acessórios do smartphone.
  • O ecrã do seu smartphone é fabricado em vidro. O vidro pode rachar ou lascar se deixar cair o smartphone ou se aplicar força sobre o vidro. Se estiver danificado ou lascado, não toque no vidro até que o ecrã seja reparado.
  • Quando utilizar o smartphone , faça pausas frequentes. Se sentir algum desconforto no pescoço, ombros, braços, pulsos, mãos (incluindo polegares e dedos), ou outras partes do corpo quando utilizar o smartphone, cesse a utilização imediatamente. Se o desconforto persistir, consulte um médico.
CUIDADO:
O seu dispositivo contém um produto de laser LED de Classe 1. A utilização de controlos ou ajustes ou a realização de procedimentos para além daqueles especificados no design do produto/testes poderá resultar na potência de saída/exposição a radiação laser LED perigosa.

Segurança eléctrica

Carregue o smartphone apenas com os acessórios de carregamento fornecidos pela BlackBerry ou aprovados especificamente pela BlackBerry para utilização com este smartphone. Não utilize acessórios de carregamento que não cumpram os Requisitos de Certificação CTIA para Conformidade de Sistemas de Bateria com a IEEE Std 1725, já que poderiam comportar risco de incêndio, explosão, derramamento da bateria ou outros perigos resultando em danos graves, morte ou perdas materiais, podendo invalidar qualquer garantia.

Modelos de acessórios de carregamento aprovados para o smartphone BlackBerry Passport

Cabos de carregamento: HDW-50071-001, HDW-50071-002, HDW-50071-003, HDW-50071-004, HDW-51800-001, HDW-51800-002, HDW-62449-001, HDW-62449-002

Carregadores CA: HDW-46445-001, HDW-46446-001, HDW-46447-001, HDW-46448-001, HDW-46449-001, HDW-46450-001, HDW-46451-001, HDW-58920-001, HDW-58921-001, HDW-58922-001, HDW-58923-001, HDW-58924-001, HDW-58925-001, HDW-58926-001, HDW-61383-001

Utilize os acessórios de carregamento fornecidos com o smartphone ou qualquer outro acessório de carregamento aprovado pela BlackBerry apenas do tipo de alimentação indicado na etiqueta. Antes de utilizar qualquer fonte de alimentação, verifique se a tensão da corrente elétrica está de acordo com a tensão impressa na fonte de alimentação. Ligue o smartphone apenas a adaptadores com certificação CTIA, a produtos que apresentem o logótipo USB-IF, ou a produtos que tenham concluído o programa de conformidade com USB-IF.

Não sobrecarregue as tomadas elétricas, as extensões ou os recetáculos de conveniência, dado que poderá resultar em risco de incêndio ou de choque elétrico. Para reduzir o risco de danos no cabo ou na ficha, puxe a ficha em vez do cabo quando desligar o acessório de carregamento da tomada elétrica ou do recetáculo de conveniência.

Proteja o cabo de alimentação para impedir que seja pisado ou apertado, em especial nas tomadas e no ponto em que o cabo de alimentação se liga ao smartphone . Certifique-se de que encaminha o cabo de alimentação de uma forma que reduza o risco de lesões nos outros, como quedas ou estrangulamento. Desligue os acessórios de carregamento durante trovoadas ou quando não os estiver a utilizar. Não utilize acessórios de carregamento no exterior ou em qualquer área exposta aos elementos.

Para obter mais informações sobre como ligar o cabo de alimentação, consulte a documentação fornecida com o smartphone .

Para adquirir acessórios para o smartphone , contacte o fornecedor do serviço sem fios ou visite www.shopblackberry.com.

Segurança da bateria

O seu smartphone contém uma bateria inamovível de iões de lítio. Não tente remover a bateria. Remover a bateria anulará a Garantia Limitada do seu smartphone e poderá danificar a bateria.

A bateria pode representar risco de incêndio ou queimadura química se não for tratada corretamente. Não coloque a bateria em contacto com líquidos. Não aqueça a bateria a uma temperatura superior a 60 °C (140 °F). Aquecer a bateria a uma temperatura superior a 60 °C (140 °F) pode provocar um incêndio ou explosão da bateria.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Não exponha o samrtphone e a bateria ao fogo ou fontes externas de calor, placas de aquecimento, bicos do fogão, aquecedores ou fornos porque pode provocar um incêndio ou uma explosão.

O diagrama apresenta os elementos descritos no texto seguinte.

Não tente introduzir objetos na bateria. Não refabrique, desmonte, modifique, esmague, fure, dobre ou segmente a bateria. Se a bateria tiver sido refabricada, desmontada, modificada, esmagada, furada ou alterada de qualquer outro modo, deixe de utilizar a bateria imediatamente.

Não provoque curto-circuito da bateria e não deixe objetos metálicos ou condutivos entrarem em contacto com os terminais da bateria.

CUIDADO:
Não tente remover a bateria.A BlackBerry especifica as baterias para utilização em smartphones em conformidade com a IEEE Std 1725. A utilização de quaisquer outras baterias poderia comportar risco de incêndio, explosão, derramamento da bateria ou outros perigos. Assegure-se que elimina as baterias usadas de acordo com as instruções contidas neste folheto de informações de segurança.
Ícone de bateria em falta Ícone de erro da bateria

Quando um destes ícones aparecer no seu smartphone, significa que ocorreu um erro com a bateria ou com a ligação da bateria. Entregue o seu smartphone a pessoal qualificado para reparação.

Conduzir e caminhar em segurança

Não utilize o smartphone enquanto conduz. Mantenha a sua total atenção na condução; a condução em segurança é a sua primeira responsabilidade. O utilizador é responsável por conhecer e obedecer às leis e regulamentos associados à utilização de dispositivos sem fios nas áreas em que conduz.

Guarde o smartphone em segurança antes de conduzir o veículo. Se o veículo estiver equipado com um airbag, não coloque o smartphone ou outros acessórios por cima do airbag ou na área de abertura do airbag. Se o airbag for ativado, pode provocar lesões graves.

Os sinais de radiofrequência (RF) podem afetar os sistemas eletrónicos instalados incorretamente ou protegidos inadequadamente nos veículos. Consulte o fabricante ou o concessionário do seu veículo. Se adicionar algum equipamento ao veículo, deve também consultar o fabricante desse equipamento para obter informações sobre os sinais RF.

Não utilize o smartphone ao caminhar ou se estiver envolvido numa atividade que exija a sua total atenção. A falta de atenção ao trânsito ou a outros perigos para os peões pode resultar em danos físicos graves, morte ou perda de bens.

Acessórios

Utilize apenas acessórios aprovados pela BlackBerry para este modelo de smartphone específico. A utilização de acessórios não aprovados pode anular qualquer aprovação ou garantia aplicável, provocar o não funcionamento do smartphone e ser perigoso.

Soluções de transporte: O smartphone poderá não vir equipado com uma bolsa de transporte (acessório utilizado junto ao corpo). Se utilizar o smartphone junto ao corpo, coloque sempre o smartphone numa bolsa de transporte equipada com um clipe de cinto integrado, fornecida ou aprovada pela BlackBerry. Se não utilizar uma bolsa de transporte equipada com um clipe de cinto integrado, fornecida ou aprovada pela BlackBerry ao transportar o smartphone , mantenha o smartphone a uma distância de pelo menos 15 mm. (0,59 pol.) do corpo enquanto o smartphone estiver a transmitir dados. Quando utilizar qualquer funcionalidade de dados do smartphone (por exemplo, serviços de mensagens de correio eletrónico, mensagens PIN, mensagens MMS ou do browser), com ou sem um cabo USB, mantenha o smartphone a uma distância de pelo menos 15 mm (0,59 pol.) do corpo. A utilização de acessórios não fornecidos ou aprovados pela BlackBerry pode fazer com que o smartphone exceda as diretrizes de exposição à radiofrequência. A existência ou não de efeitos de longo prazo para a saúde, resultantes da ultrapassagem das normas de exposição a radiofrequências, é atualmente objeto de estudo científico. Para obter mais informações acerca da exposição à radiofrequência, consulte a secção "Informações de conformidade" deste documento.

A maioria das soluções de transporte aprovadas pela BlackBerry para smartphones (por exemplo, suportes, sacos e bolsas) integra um íman. Não coloque itens com componentes de faixa magnética, como cartões de débito, cartões de crédito, cartões de chave de hotel, cartões telefónicos ou itens semelhantes junto às soluções de transporte. É possível que o íman danifique ou elimine os dados guardados na faixa magnética.

Magnetómetro

O smartphone inclui um magnetómetro. O magnetómetro é utilizado por aplicações como a Bússola. Ímanes ou dispositivos que contenham ímanes, tais como suportes, auscultadores ou monitores podem afetar de forma negativa a precisão do magnetómetro. Não se baseie exclusivamente em aplicações que utilizem o magnetómetro para determinar a sua localização, especialmente em situações de emergência.

Multimédia

Algumas jurisdições podem proibir ou restringir a utilização de determinadas funcionalidades do smartphone . Quando tirar, processar ou utilizar fotografias, cumpra todas as leis, regulamentos, procedimentos e políticas, incluindo, sem limitação, todas as leis de direitos de autor, privacidade pessoal, segredos empresariais ou segurança que possam ser aplicáveis na sua jurisdição. Respeite os direitos individuais dos outros. As proteções dos direitos de autor podem impedi-lo de copiar, modificar, transferir ou encaminhar algumas fotos, músicas (incluindo toques) ou outro conteúdo.

Ficheiros de áudio: Pode ocorrer perda de audição permanente, se ouvir ficheiros de áudio a volumes muito elevados, particularmente, com auscultadores. Evite aumentar o volume dos auscultadores para bloquear ruídos próximos. Se sentir um zumbido nos ouvidos ou um som abafado, consulte um médico.

Imagem de aviso para perda de audição.

Câmara: Se o smartphone estiver equipado com uma câmara, não a aponte diretamente para o sol ou qualquer outra luz brilhante. Esta ação pode provocar danos graves nos olhos ou danificar o smartphone. Quando utilizar o flash da câmara, mantenha a abertura de LED de flash da câmara a pelo menos 50 cm (19,69 pol.) dos olhos do motivo.

Antena

Utilize apenas a antena integrada fornecida. Os acessórios ou as modificações da antena não autorizados podem danificar o smartphone e podem violar os regulamentos da Federal Communications Commission (FCC) dos E.U.A.

Interferência com equipamento electrónico

A maioria do equipamento eletrónico moderno está protegida contra os sinais de radiofrequência. No entanto, determinado equipamento eletrónico pode não estar protegido contra sinais RF do smartphone.

Pacemakers: Consulte um médico ou o fabricante do pacemaker se tiver qualquer pergunta relacionada com o efeito dos sinais de radiofrequência no pacemaker. Verifique se está a utilizar o smartphone de acordo com os requisitos de segurança associados ao seu pacemaker específico, que pode incluir os seguintes requisitos: mantenha sempre o seu smartphone afastado do pacemaker a uma distância de 20 cm (7,88 pol.) quando tiver o smartphone ligado, não transporte o smartphone no bolso da camisa e utilize a orelha oposta ao pacemaker para efetuar e receber chamadas no seu smartphone para minimizar potenciais interferências. Se tiver algum motivo para suspeitar que a interferência está a ocorrer, desligue imediatamente todas as ligações sem fios do smartphone, pare de utilizar o seu smartphone e consulte um médico.

Próteses auditivas: Alguns dispositivos sem fios digitais podem interferir com alguns aparelhos auditivos. Em caso de ocorrência de uma interferência, consulte o seu fornecedor de serviço sem fios ou contacte o fabricante dos seu aparelho auditivo para encontrar alternativas.

O smartphone inclui um magnetómetro, utilizado por aplicações como a Bússola. Se uma aplicação que utilize o magnetómetro provocar interferência com o seu aparelho auditivo, feche a aplicação.

Outros dispositivos médicos: Se utilizar qualquer outro dispositivo médico pessoal, consulte o fabricante do dispositivo médico para determinar se está protegido adequadamente da energia RF externa. O seu médico poderá ajudá-lo a obter estas informações.

Instalações de saúde: Desligue todas as ligações sem fios do smartphone nas instalações de saúde quando houver qualquer regulamento afixado nestas áreas a pedir para o fazer. Os hospitais ou as instalações de saúde podem estar a utilizar equipamento que pode ser sensível à energia RF externa.

Aeronaves: Os regulamentos da Federal Aviation Administration (FAA) e da Federal Communications Commission (FCC) proíbem a utilização do rádio dos dispositivos sem fios durante o voo. Desligue todas as ligações sem fios do smartphone antes de embarcar num avião. O efeito da utilização do smartphone com as ligações sem fios ativas num avião é desconhecido. A sua utilização poderá afetar os instrumentos, a comunicação e o desempenho do avião. Poderá também provocar falhas na rede e situações perigosas para o funcionamento do avião, além de poder ser ilegal. Com todas as ligações sem fios do smartphone desligadas, utilize apenas as aplicações do dispositivo sem necessidade de rádio, de acordo com os regulamentos das companhias aéreas para dispositivos eletrónicos.

Áreas perigosas

O smartphone não é um dispositivo intrinsecamente seguro e não é adequado para utilização em ambientes perigosos, em que esses dispositivos são necessários, incluindo sem limitação, na presença de vapores de combustível, situações de pó explosivo, o funcionamento em instalações nucleares, sistemas de comunicações e navegação aéreos, controlo de tráfego aéreo e sistemas de armamento ou de suporte de vida.

Atmosferas potencialmente explosivas: Se estiver numa área com uma atmosfera potencialmente explosiva, desligue todas as ligações sem fios do smartphone e obedeça a todos os sinais e instruções. As faíscas nessas áreas podem provocar uma explosão ou incêndio, resultando em lesões graves ou morte.

As áreas com uma atmosfera potencialmente explosiva são frequentemente, mas nem sempre, claramente indicadas. Incluem locais de armazenamento de combustíveis, como postos de abastecimento; deck inferior dos barcos; instalações de armazenamento ou transferência química ou combustível; veículos com GPL (como propano ou butano); áreas em que o ar contém químicos ou partículas, como grão, poeira ou pós metálicos; e em qualquer outra área em que seja normalmente aconselhado a desligar o motor do veículo.

Não utilize o telefone do smartphone para comunicar uma fuga de gás nas proximidades da fuga. Abandone a área e, se o telefone estiver disponível e ativo no smartphone , efetue a chamada num local seguro.

Áreas de rebentamentos: Numa "área de rebentamento" ou numa área com indicação de que os rádios bidirecionais devem ser desligados para evitar a interferência com operações de rebentamento, desligue todas as ligações sem fios do smartphone e obedeça a todos os sinais e instruções.

Temperaturas de funcionamento e armazenamento

O seu smartphone e carregador do smartphone estão concebidos para funcionamento e armazenamento no intervalo de temperaturas descrito abaixo:

Smartphone em funcionamento: 0 a 35 °C (32 a 95ºC)

Armazenamento do smartphone (menos de 3 meses): -20 to 35°C (-4 a 95ºF)

Armazenamento do smartphone (3 meses ou mais): 22 a 28°C (71,6 a 82,4ºF)

Funcionamento do carregador: 0 a 35°C (32 a 95°F)

Armazenamento do carregador: -30 a 75°C (-22 a 167°F)

A utilização ou armazenamento do seu smartphone ou dos acessórios do smartphone fora dos limites de temperatura indicados pode levar ao aquecimento do seu smartphone, podendo resultar em danos graves ou morte, ou causar danos ao smartphone, aos acessórios ou à bateria de iões de lítio.

Coloque o smartphone ou os acessórios do smartphone longe de fontes de calor, como radiadores, dispositivos reguladores de calor, fornos ou outros aparelhos (incluindo amplificadores) que produzam calor. Se não utilizar o smartphone durante mais de duas semanas, desligue a alimentação.

Limpeza e reparação do smartphone

Limpeza: Não utilize líquidos, produtos de limpeza com aerossol ou solventes junto ou sobre o smartphone ou dos acessórios do smartphone, incluindo a bateria. Limpe apenas com um pano seco e macio. Desligue os cabos do computador e os acessórios de carregamento da tomada elétrica antes de limpar o smartphone ou o acessório de carregamento.

Reparação: não tente modificar, desmontar ou efetuar intervenções no smartphone ou qualquer acessório de carregamento. Não tente substituir a sua bateria inamovível. Apenas pessoal de assistência qualificado deve efetuar reparações ou substituições de bateria no seu smartphone ou acessórios de carregamento, e devem utilizar apenas a bateria que a BlackBerry especifica para utilização com o seu modelo específico de smartphone.

Se ocorrer alguma das seguintes situações, desligue os cabos de alimentação do computador ou da tomada elétrica e remeta o smartphone ou o acessório de carregamento ao pessoal de serviço qualificado para reparação:
  • O conetor, a ficha ou o cabo de alimentação está danificado.
  • Líquido derramado ou objetos caídos no smartphone ou acessório de carregamento.
  • O smartphone ou o acessório de carregamento foi exposto à chuva ou água.
  • O smartphone ou o acessório de carregamento aquece demasiado.
  • O smartphone ou o acessório de carregamento caiu ou danificou-se de qualquer forma.
  • O smartphone ou o acessório de carregamento não funciona normalmente, seguindo as instruções fornecidas na documentação do utilizador.
  • O smartphone ou o acessório de carregamento apresenta uma notória alteração de desempenho.

Para reduzir o risco de incêndio ou choque elétrico, ajuste apenas os controlos indicados na documentação do utilizador do smartphone. Um ajuste inadequado de outros controlos pode provocar danos e requererá frequentemente o trabalho extenso de um técnico qualificado para recuperar o funcionamento normal do smartphone, acessório de carregamento ou de qualquer outro acessório.

O incumprimento de todas as instruções de segurança contidas na documentação do utilizador do smartphone anulará a garantia limitada e pode conduzir à suspensão ou recusa de serviços ao transgressor, ação legal ou ambos.

Eliminação da bateria e do smartphone

Imagem do caixote do lixo com uma cruz

Não elimine o smartphone nem a bateria juntamente com resíduos domésticos ou num fogo.

Imagem do logótipo de reciclagem

O seu smartphone e a bateria são recicláveis nos locias onde existam instalações de reciclagem. Este símbolo não pretende indicar a utilização de materiais reciclados.

Contacte 1-800-822-8837 para obter informações acerca da reciclagem da bateria

Nos Estados Unidos e no Canadá, pode reciclar o seu smartphone e bateria através do programa Call2Recycle. Para obter mais informações, nos Estados Unidos, visite www.call2recycle.org e, no Canadá, visite www.call2recycle.ca.

Para mais informações sobre como devolver o seu smartphone à BlackBerry para reciclagem e eliminação segura, visite, a partir de um browser no seu computador, www.blackberry.com/recycling ou https://tradeup.blackberry.com. Os programas de reciclagem e de troca por um modelo mais recente só estão disponíveis em algumas zonas.

Se estes programas não estiverem disponíveis na sua área, consulte as autoridades locais para conhecer os regulamentos de eliminação de produtos eletrónicos.

Elimine a bateria e o smartphone, de acordo com as leis e os regulamentos nacionais relacionados com a eliminação destes tipos de telemóveis.

Informações de conformidade

Exposição a sinais de radiofrequência

O rádio do smartphone é um transmissor e recetor de rádio de baixa potência. Foi concebido para funcionar em conformidade com as diretrizes e limites da Federal Communications Commission (FCC), Industry Canada (IC) e do Conselho da União Europeia, bem como com outras diretrizes internacionais relevantes relativas aos níveis de segurança de exposição à RF para dispositivos sem fios. Estas diretrizes foram desenvolvidas por peritos, governos e organizações independentes incluindo o Institute of Electrical and Electronics Engineers Standard (IEEE), National Council on Radiation Protection and Measurements (NCRP) e a Comissão internacional para a proteção contra as radiações não ionizantes (ICNIRP).

Para garantir a conformidade com as diretrizes e limites da FCC, IC e da UE, e com outras diretrizes e limites internacionais relevantes relativas aos níveis de segurança de exposição à RF, mantenha o smartphone a um mínimo de 1,5 cm (0,59 pol.) de distância do corpo. Quando transportar o smartphone junto ao corpo, utilize apenas os acessórios equipados com um clipe de cinto integrado fornecidos ou aprovados pela BlackBerry. Se utilizar um acessório de transporte que não tenha sido fornecido pela BlackBerry, certifique-se de que o acessório não contém metal e mantenha o dispositivo a, pelo menos, 1,5 cm (0,59 pol.) de distância do corpo.

Para reduzir a exposição RF: (i) utilize o smartphone em áreas onde exista um sinal forte de rede sem fios; (ii) utilize opções mãos-livres; e (iii) reduza o tempo gasto em chamadas ou, em alternativa, envie mensagens de correio eletrónico, SMS ou mensagens do BBM.

Dados da taxa de absorção específica

ESTE MODELO DE DISPOSITIVO SEM FIOS CUMPRE OS REQUISITOS LEGAIS PARA EXPOSIÇÃO A ONDAS DE RÁDIO QUANDO UTILIZADO CONFORME INDICADO NESTA SECÇÃO.

Este smartphone foi concebido e fabricado para não exceder os limites de emissão para a exposição à RF definidos pela Federal Communications Commission (FCC) do Governo dos E.U.A., e recomendados pelo Conselho da União Europeia quando utilizado conforme indicado na secção anterior. Estes limites fazem parte das diretrizes globais e estabelecem os níveis permitidos da energia RF para a população em geral. As diretrizes baseiam-se nas normas desenvolvidas por organizações científicas independentes através da avaliação periódica exaustiva de estudos científicos. A norma de exposição para dispositivos sem fios utiliza uma unidade de medição conhecida como Taxa de Absorção Específica, ou SAR. O limite da SAR definido pela FCC é 1,6 W/kg*. O limite da SAR recomendado pelo Conselho da União Europeia é 2,0 W/kg**. Os testes da SAR foram realizados com posições de funcionamento padrão especificadas pela FCC com o dispositivo a transmitir no nível de potência mais elevado certificado em todas as bandas de frequência testadas. Apesar de a SAR ser determinada com o nível de potência mais elevado certificado, o nível real de SAR do dispositivo durante o funcionamento pode ser muito inferior ao valor máximo. Isto porque o dispositivo foi concebido para funcionar com vários níveis de potência, para que seja utilizada apenas a potência necessária para alcançar a rede. Em geral, quanto mais perto estiver de uma antena da estação base sem fios, menor será a saída de potência.

O valor SAR mais elevado para este smartphone quando testado para utilização junto ao ouvido é de:

Smartphone

SAR (W/kg) para 1 g (FCC/IC)

SAR (W/kg) para 1 g (Índia)

SAR (W/kg) para 10 g (R&TTE)

Smartphone BlackBerry Passport SQW100-4 (número do modelo RHR191LW)

0,861

0,559

0,403

O valor SAR mais elevado para este smartphone quando testado numa bolsa de transporte aprovada pela BlackBerry com um clipe para cinto integrado ou a uma distância de 1,5 cm (0,59 pol.) é de:

Smartphone

SAR (W/kg) para 1 g (FCC/IC)

SAR (W/kg) para 1 g (Índia)

SAR (W/kg) para 10 g (R&TTE)

Smartphone BlackBerry Passport SQW100-4 (número do modelo RHR191LW)

1,44

0,914

0,735

Quando este se encontra a funcionar no modo Mobile Hotspot, o valor SAR mais elevado para este smartphone é de:

Smartphone

SAR (W/kg) para 1 g (FCC/IC)

Smartphone BlackBerry Passport SQW100-4 (número do modelo RHR191LW)

1,44

As medidas de utilização junto ao corpo (distâncias de separação recomendadas) variam consoante o dispositivo sem fios, incluindo smartphones, dependendo dos acessórios fornecidos ou disponíveis e dos requisitos aplicáveis da FCC, IC e do Conselho da União Europeia.

A FCC concedeu uma Autorização de Equipamento a este smartphone com base nos níveis SAR registados, em conformidade com as diretrizes de emissão de RF da FCC quando um smartphone é utilizado tal como indicado nesta secção. As informações da SAR deste smartphone estão no arquivo da FCC e podem ser encontradas na secção Display Grant em www.fcc.gov/oet/ea, depois de procurar a ID da FCC do seu smartphone, indicada abaixo.

Smartphone

ID da FCC

Smartphone BlackBerry Passport SQW100-4 (número do modelo RHR191LW)

L6ARHR190LW

Pode encontrar informações adicionais sobre as SAR em www.ctia.org (CTIA - The Wireless Association), ou www.tele.soumu.go.jp/e/index.htm (Telecommunications Bureau of the Ministry of Internal Affairs and Communications).

___________________________________

* Nos Estados Unidos e no Canadá, o limite da SAR para dispositivos móveis utilizados pelo público é de 1,6 watts/kg em média sobre 1 grama de tecido para o corpo ou a cabeça (4,0 W/kg em média sobre 10 gramas de tecido para as extremidades - mãos, pulsos, tornozelos e pés).

** Na Europa, o limite da SAR para dispositivos móveis utilizados pelo público é de 2,0 watts/kg em média sobre 10 gramas de tecido para o corpo ou a cabeça (4,0 W/kg em média sobre 10 gramas de tecido para as extremidades - mãos, pulsos, tornozelos e pés). Os estudos sugerem que a norma incorpora uma margem de segurança substancial para dar protecção adicional ao público e ter em conta quaisquer variações nas medições.

Declaração de conformidade da FCC (Estados Unidos)

Art.º 15 relativo à Classe B da FCC

Este smartphone está em conformidade com o Art.º 15 do regulamento da Comissão Federal das Comunicações (FCC). O funcionamento está sujeito às duas seguintes condições: (1) este smartphone não pode provocar interferências nocivas e (2) este smartphone tem de aceitar a receção de qualquer interferência, incluindo uma interferência que possa provocar um funcionamento indesejável.

CUIDADO:
As alterações ou modificações a esta unidade que não tenham sido expressamente aprovadas pela parte responsável por agir em conformidade podem anular o direito de utilização deste equipamento por parte do utilizador.

Este equipamento foi testado e está em conformidade com os limites para dispositivos digitais de Classe B, de acordo com o Art.º 15 do regulamento da FCC. Estes limites foram concebidos com o intuito de proporcionar uma protecção significativa contra interferências prejudiciais numa instalação residencial. Este equipamento gera, utiliza e pode irradiar energia de radiofrequência e, se não for instalado e utilizado de acordo com as instruções do fabricante, pode provocar interferências prejudiciais nas comunicações de rádio.

No entanto, não é possível garantir que a interferência não ocorrerá numa instalação específica. Se este equipamento provocar interferências prejudiciais na receção de rádio ou televisão, o que pode ser determinado com a ativação e desativação do equipamento, o utilizador pode tentar corrigir as interferências com uma ou mais das seguintes medidas: reoriente ou desloque a antena receptora, aumente a distância entre o equipamento e o recetor, ligue o equipamento a uma tomada de um circuito diferente daquele ao qual o recetor está ligado ou consulte o revendedor ou um técnico experiente de TV ou rádio.

Informações relacionadas com os requisitos da Federal Communications Commission ("FCC") para a compatibilidade de aparelhos auditivos com dispositivos sem fios

Quando forem utilizados dispositivos sem fios junto a dispositivos auditivos (como aparelhos auditivos e implantes cocleares), os utilizadores podem detectar zumbidos, sussurros ou choros. Alguns dispositivos auditivos são mais imunes do que outros a esta interferência e os dispositivos sem fios variam também na quantidade de interferência gerada.

A indústria de telefones sem fios desenvolveu classificações para ajudar os utilizadores de dispositivos auditivos a escolherem dispositivos sem fios que possam ser compatíveis com os respectivos dispositivos auditivos. Alguns dispositivos sem fios não foram classificados. Os dispositivos sem fios classificados terão a classificação na caixa juntamente com outras marcas de aprovação relevantes.

As classificações não são garantias. Os resultados dependem do dispositivo auditivo e da perda de audição do utilizador. Se o dispositivo auditivo for vulnerável às interferências, pode não ser capaz de utilizar o dispositivo sem fios classificado com sucesso.

A consulta com o seu profissional de saúde auditiva e o teste do dispositivo sem fios com o dispositivo auditivo é a melhor forma de avaliar as suas necessidades pessoais.

Este smartphone foi testado e classificado para uso com aparelhos auditivos para algumas das tecnologias sem fios que o smartphone utiliza. No entanto, podem ser utilizadas neste smartphone outras tecnologias sem fios que não tenham sido testadas para uso com aparelhos auditivos. É importante experimentar as diferentes funcionalidades do smartphone na sua totalidade e em locais diferentes para determinar se sente interferências ao utilizar este smartphone com o aparelho auditivo ou implante coclear. Consulte o fornecedor do serviço sem fios relativamente à política de troca e de devolução, bem como para obter informações sobre a compatibilidade com aparelhos auditivos.

Como funcionam as classificações

Classificações M: Os dispositivos sem fios M3 ou M4 cumprem os requisitos da FCC e geram, provavelmente, menos interferência nos dispositivos auditivos do que os dispositivos sem fios não classificados. M4 é a melhor ou mais elevada das duas classificações.

Classificações T: Os dispositivos sem fios T3 ou T4 cumprem os requisitos da FCC e são, provavelmente, mais utilizáveis com uma telebobina do dispositivo auditivo ("Interruptor T" ou "Interruptor do Telefone") do que os dispositivos sem fios não classificados. T4 é a melhor ou mais elevada das duas classificações. (Não se esqueça de que nem todos os dispositivos auditivos têm telebobinas.)

Os dispositivos auditivos podem também ser medidos pela imunidade a este tipo de interferência. O fabricante do dispositivo auditivo ou o profissional de saúde auditiva pode ajudá-lo a obter resultados para o seu dispositivo auditivo. Quanto mais imune for o seu aparelho auditivo, menos provável será a ocorrência de interferências dos dispositivos sem fios.

Para obter mais informações sobre as ações levadas a cabo pela FCC no que diz respeito a dispositivos sem fios compatíveis com aparelhos auditivos e outros passos realizados pela FCC para garantir que indivíduos portadores de deficiência tenham acesso a serviços de telecomunicações, visite www.fcc.gov/cgb/dro.

Certificação da Industry Canada

Este smartphone está em conformidade com as certificações RSS isentas de licença da Industry Canada. O funcionamento está sujeito às seguintes condições:(1) este smartphone não pode provocar interferências e (2) este smartphone tem de aceitar a receção de qualquer interferência, incluindo uma interferência que possa provocar um funcionamento indesejável do smartphone.

O smartphone BlackBerry Passport SQW100-4 (número do modelo RHR191LW) está em conformidade com a Industry Canada RSS 102, RSS 130, RSS 132, RSS 133, RSS 139, RSS 199, RSS-GEN e RSS 210 ao abrigo do número de certificação 2503A-RHR190LW.

O smartphone para funcionamento na banda 5150-5250 MHz deve ser utilizado apenas em espaços interiores, de forma a reduzir o potencial de interferência prejudicial aos sistemas de satélites móveis que partilham o mesmo canal.

Os ganhos máximos da antena permitidos para smartphones nas bandas 5250-5350 MHz e 5470-5725 MHz deverão estar em conformidade com os limites EIRP.

Os ganhos máximos da antena permitidos para smartphones na banda 5725-5825 MHz deverão estar em conformidade com os limites EIRP especificados para operações ponto-a-ponto e não ponto-a-ponto conforme apropriado.

Tenha em atenção que os radares de alta potência estão atribuídos como utilizadores principais (isto é, utilizadores prioritários) das bandas 5250-5350 MHz e 5650-5850 MHz e que estes radares podem causar danos e/ou interferência em smartphones LE-LAN.

Conformidade com a Classe B

Este smartphone está em conformidade com os limites da Classe B para as emissões de ruídos de rádio, conforme definido na norma de equipamentos que provocam interferências denominada “Equipamento de Informações Digitais (ITE) – Limites e métodos de medição” ICES-003 da Industry Canada.

Conformidade regulamentar com a UE

A BlackBerry declara por este meio que este smartphone está em conformidade com os requisitos essenciais e outras disposições importantes da Diretiva 1999/5/EC relativa a Equipamento de Terminais de Rádio e Telecomunicações.

Smartphone BlackBerry Passport SQW100-4 (número do modelo RHR191LW): Marca CE 0168

A Declaração de Conformidade efetuada ao abrigo da Diretiva 1999/5/CE (HG n.º 88/2003) está disponível para consulta em www.blackberry.com/go/declarationofconformity.

Se tiver um smartphone Wi-Fi com Wi-Fi, poderá utilizar o seu smartphone nas redes de todos os países membros da União Europeia. Este equipamento pode ser utilizado na Turquia.

O Jornal Oficial da União Europeia, Decisão da Comissão de 12 de fevereiro de 2007, afirma que, na banda de frequência de 5,150 a 5,350 GHz, os sistemas de acesso sem fios (WAS), incluindo as redes de área local de rádio (RLANs), deverão ser limitados a uma utilização interior. Uma vez que a criação de uma rede pertence ao domínio do ponto de acesso sem fios e o ponto de acesso é um dispositivo principal, o smartphone nunca inicia a criação de uma rede ou é anexado a uma rede no modo ad-hoc na banda de frequência de 5,150 a 5,350 GHz.

Conformidade regulamentar adicional

Os detalhes específicos relativos à conformidade com as normas e organismos regulamentares para o smartphones podem ser obtidos na BlackBerry.

O módulo de sensor laser utilizado neste smartphone está em conformidade com a seguinte norma da Comissão Eletrotécnica Internacional (CEI): IEC/EN 60825-1 2007-03 ED 2.0.

Para ver a ID da FCC, o número de certificação do IC, o modelo e as informações de conformidade para o seu smartphone, deslize com o dedo para baixo a partir do topo do ecrã inicial. Toque em Definições > Acerca de e selecione Aprovações normativas a partir da lista pendente.

Informações do produto: smartphone BlackBerry Passport SQW100-4

Propriedades mecânicas:

Peso: aproximadamente 203 g (7,16 oz), incluindo a bateria de iões de lítio

Tamanho (C x L x A): 131,4 x 90,5 x 9,3 mm, com 9,8 mm na câmara (5,2 x 3,6 x 0,36", com 0,38" na câmara)

3 GB de memória, 32 GB para armazenamento de aplicações, ranhura para cartão microSD

As propriedades do módulo do sensor laser que se seguem poderão aplicar-se ao seu smartphone:

Produto de laser de classe 1

Potência média irradiada máxima: 0,18 mW

Especificações de alimentação:

Bateria recarregável de iões de lítio não amovível

Suporta cartões nano SIM de 3 V e 1,8 V

Porta compatível para sincronização de dados e carregamento: micro USB 2.0

Especificações de rádio da rede móvel:

Suporte de banda LTE: bandas LTE 700, LTE 800, LTE 850, LTE 900, LTE 1700, LTE 1800, LTE 1900, LTE 2100, LTE 2600 MHz

Suporte de banda HSPA+: bandas UMTS 800/UMTS 850, UMTS 900, AWS 1700, PCS 1900, IMT 2100 MHz

Suporte de banda GSM: bandas GSM 850, GSM 900, DCS 1800, PCS 1900 MHz

Classe de potência: Classe 1 (DCS 1800, PCS 1900), Classe 3 (UMTS, LTE), Classe 4 (GSM 850) conforme definida em GSM 5.05, Classe 4 (GSM 900) conforme definida em GSM 02.06, Classe E2 (GSM 850, GSM 900, DCS 1800, PCS 1900)

Frequência de transmissão: 704 a 716 MHz, 777 a 787 MHz, 824 a 849 MHz, 832 a 862 MHz, 880 a 915 MHz, 880 a 950 MHz, 1710 a 1755 MHz, 1710 a 1785 MHz, 1850 a 1910 MHz, 1920 a 1980 MHz, 2500 a 2570 MHz

Frequência de receção: 734 a 746 MHz, 746 a 756 MHz, 791 a 821 MHz, 869 a 894 MHz, 925 a 960 MHz, 1805 a 1880 MHz, 1930 a 1990 MHz, 2110 a 2155 MHz, 2110 a 2170 MHz, 2620 a 2690 MHz

Especificações de rádio da rede Wi-Fi:

Norma da LAN sem fios: IEEE 802.11a, IEEE 802.11ac, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g, IEEE 802.11k, IEEE 802.11n, IEEE 802.11r

Frequência de transmissão e receção para IEEE 802.11b/IEEE 802.11g/IEEE 802.11k/IEEE 802.11n/IEEE 802.11r: 2412 a 2472 GHz

Frequência de transmissão e receção para IEEE 802.11a/IEEE 802.11ac/IEEE 802.11k/IEEE 802.11n/IEEE 802.11r: 5180 a 5825 GHz

Especificações de rádio Bluetooth:

Suporte de banda única: banda ISM 2,4 GHz

Frequência de transmissão e receção: 2402 a 2480 MHz

Bluetooth Classe 1

Se o smartphone suportar a tecnologia NFC, aplicam-se as seguintes especificações:

Frequência de funcionamento: 13,56 MHz

Modos suportados: leitor/escritor, emulação de cartões, par a par

Aviso legal

©2015 BlackBerry. Todos os direitos reservados. BlackBerry® e as marcas comerciais, nomes e logótipos relacionados são propriedade da BlackBerry Limited e estão registados e/ou utilizados nos EUA e noutros países em todo o mundo. Bluetooth é uma marca comercial da Bluetooth SIG. Call2Recycle é uma marca comercial da Call2Recycle, Inc. CTIA - The Wireless Association é uma marca comercial da CTIA - The Wireless Association. GSM é uma marca comercial da GSM MOU Association. IEEE Std 1725, IEEE 802.11a, 802.11b, 802.11g, IEEE 802.11ac, 802.11k, 802.11r, e 802.11n são marcas comerciais do Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. LTE e UMTS são marcas comerciais do European Telecommunications Standard Institute (ETSI). Wi-Fi é uma marca comercial da Wi-Fi Alliance. Todas as restantes marcas comerciais são propriedade dos respetivos proprietários. Esta documentação, incluindo toda a documentação incorporada por referência no presente documento, tal como a documentação fornecida ou disponibilizada no site BlackBerry é facultada "como está" e sem qualquer condição, aval, representação ou garantia, ou qualquer tipo de responsabilidade por parte da BlackBerry Limited e suas subsidiárias, as quais estão expressamente isentas de qualquer responsabilidade na extensão máxima permitida pela lei aplicável na jurisdição do utilizador.

Os termos de utilização de qualquer produto ou serviço da BlackBerry são definidos numa licença ou outro acordo separado com a BlackBerry aplicável ao mesmo. NENHUM DOS TERMOS DA PRESENTE DOCUMENTAÇÃO TEM COMO OBJETIVO SUBSTITUIR QUALQUER ACORDO ESCRITO OU GARANTIA EXPLÍCITA FACULTADA PELA BLACKBERRY PARA PARTES DE QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO DA BLACKBERRY PARA ALÉM DA PRESENTE DOCUMENTAÇÃO.

BlackBerry Limited
2200 University Avenue East
Waterloo, Ontario
Canada N2K 0A7

BlackBerry UK Limited
200 Bath Road
Slough, Berkshire SL1 3XE
Reino Unido

Publicado no Canadá