Skip to content

BlackBerry Passport Silver Edition SQW100-4 Smartphone

RHR191LW

Informações de segurança

Antes de começar a usar seu smartphone BlackBerry (doravante chamado de smartphone), leia as informações de segurança e regulamentação fornecidas neste documento. Mantenha este documento em um lugar seguro, de modo que você possa consultá-lo sempre que for necessário.

Em alguns países, pode haver restrições quanto ao uso de dispositivos sem fio e habilitados para Bluetooth com software de criptografia. Entre em contato com suas autoridades locais para saber das restrições em sua área.

Para encontrar as informações mais recentes sobre produtos e segurança, visite www.blackberry.com/safety.

Para encontrar as informações mais recentes sobre garantia, visite www.blackberry.com/legal.

Precauções importantes de segurança

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Use somente baterias e carregadores aprovados no smartphone. O uso de baterias que não tenham sido aprovadas pela BlackBerry pode oferecer risco de incêndio ou explosão, podendo resultar em perda de bens, ferimentos graves ou até mesmo morte.

Use somente estojos aprovados pela BlackBerry. O uso de estojos que não tenham sido aprovados pela BlackBerry pode fazer com que o smartphone exceda os padrões de exposição à radiofrequência.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Mantenha o smartphone à distância de pelo menos 1.5 cm (0,59 pol.) do corpo. Ao carregar o smartphone junto ao corpo, use somente acessórios equipados com uma presilha de cinto integrada, e se o acessório não tiver sido fornecido pela BlackBerry, verifique se o acessório não contém metal. Se você não seguir essas diretrizes, seu smartphone pode exceder os padrões de exposição à radiofrequência. A probabilidade de o excesso de exposição à radiofrequência causar efeitos à saúde em longo prazo é objeto de estudo científico em andamento.

Para obter mais informações sobre a conformidade deste smartphone com as diretrizes de emissão de radiofrequência da FCC, acesse www.fcc.gov/oet/ea/fccid e procure a ID da FCC do seu smartphone na lista a seguir.

  • Smartphone BlackBerry Passport SQW100-4 (número do modelo RHR191LW): FCC ID L6ARHR190LW
Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

O smartphone está projetado para operar entre temperaturas de 0 a 35 °C (32 a 95 °F). Usar o smartphone fora do intervalo recomendado de temperatura pode danificar o smartphone ou a bateria de íon de lítio.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Não conte exclusivamente com o smartphone para se comunicar em situações de emergência. As redes sem fio necessárias para a realização de chamadas de emergência ou o envio de mensagens não estão disponíveis em todas as áreas e pode ser que os números de emergência (como 190, 192 ou 193) não o coloquem em contato com os serviços de emergência em todas as áreas.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Seu smartphone e os acessórios dele não foram projetados para serem utilizados porcrianças. Se você permitir que crianças usem ou manipulem seu smartphone ou os acessórios, certifique-se de supervisionar cuidadosamente. O smartphone contém partes pequenas que trazem risco de sufocamento para crianças.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Mantenha o smartphone longe de aparelhos médicos como marca-passos e aparelhos auditivos, pois eles podem apresentar mau funcionamento e resultar em ferimentos graves ou até mesmo morte.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Evite o contato do smartphone com líquidos, pois isso poderá causar curto-circuito, incêndio ou choque elétrico.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Ao usar o viva-voz do smartphone, nunca leve o smartphone ao ouvido. Poderão ocorrer danos graves e permanentes à sua audição.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

A exposição às luzes intermitentes emitidas pelo smartphone pode causar ataques epiléticos ou cegueira temporária e ser perigosa para você ou outras pessoas. Caso o uso do smartphone provoque em você ou em outras pessoas desorientação, perda de consciência, contração muscular involuntária, convulsões ou qualquer movimento involuntário, pare imediatamente de usar o smartphone e consulte um médico. A luz de notificação do LED está localizada na parte frontal do smartphone, no canto superior direito. Se o modelo do seu smartphone tiver uma câmera, a abertura do LED do flash da câmera estará localizada na parte traseira do smartphone, acima ou à direita da lente da câmera. Se você tiver algum histórico de ataque epilético ou cegueira temporária, consulte seu médico antes de usar o smartphone.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Não use o smartphone enquanto estiver dirigindo, a não ser que você seja autorizado por lei a usar o modo viva-voz do smartphone. O uso do smartphone ao volante pode apresentar um grande risco de acidente, podendo resultar em perda de propriedade, ferimentos graves ou até mesmo morte.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Não use o smartphone se houver presença de gás no ambiente, pois isso pode oferecer risco de incêndio ou explosão.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Não jogue o smartphone no fogo, pois isso poderá causar uma explosão, resultando em perda de propriedade, ferimentos graves ou até mesmo morte.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Desative o smartphone em aeronaves. O uso do smartphone a bordo de uma aeronave pode afetar os equipamentos, a comunicação e o desempenho da aeronave; isso pode interromper a rede ou de outra forma representar um risco para a operação da aeronave, para a tripulação e para os passageiros e pode ser contra a lei.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Os smartphones não são inerentemente seguros e não podem ser usados na presença de gás explosivo, pó explosivo ou outros produtos químicos explosivos. Faíscas em ambientes desse tipo podem causar explosão ou incêndio, resultando em perda de propriedade, ferimentos graves ou até mesmo morte.

Uso com segurança do smartphone

  • Não coloque objetos pesados sobre o smartphone.
  • Não tente modificar ou consertar seu smartphone.
  • Não tente cobrir as aberturas nem empurrar objetos nas aberturas do smartphone a menos que seja instruído pela documentação do smartphone fornecida por BlackBerry. Essa ação pode causar curto-circuito, incêndio ou choque elétrico.
  • Não use objetos pontiagudos na tela.
  • Não aplique força excessiva sobre a tela.
  • Não use o smartphone ou seus acessórios perto de água (por exemplo, perto de banheiras, pias, áreas inundadas ou piscinas).
  • Não coloque o smartphone ou os acessórios do smartphone sobre uma superfície instável. O smartphone ou os acessórios do smartphone poderão cair, o que pode causar ferimentos graves em uma pessoa e danificar consideravelmente o smartphone ou os acessórios do smartphone.
  • A tela de seu smartphone é feita de vidro. O vidro pode rachar ou lascar se o smartphone sofrer quedas ou se o vidro for forçado. Se estiver rachado ou lascado, não toque o vidro até que a tela seja reparada.
  • Ao usar o seu smartphone, faça pausas frequentes. Se você sentir desconforto no pescoço, nos ombros, braços, punhos, mãos (incluindo os dedos) ou em outras partes do corpo durante o uso do smartphone, pare de usá-lo imediatamente. Se o desconforto persistir, consulte um médico.
CUIDADO:
Seu aparelho contém um produto a laser LED Classe 1. O uso de controles, ajustes ou desempenho de procedimentos que não os especificados no design do produto/teste pode resultar em um perigoso vazamento de energia ou exposição ao laser LED.

Segurança no uso da eletricidade

Recarregue o smartphone usando somente os acessórios de carregamento fornecidos pela BlackBerry ou especificamente aprovados pela BlackBerry para uso com este smartphone. Não use acessórios de carregamento que não estejam em conformidade com os Requisitos de Certificação para Conformidade de Sistemas de Bateria do CTIA da IEEE Std 1725, já que podem oferecer risco de incêndio, explosão, vazamento de bateria ou outro risco, o que pode resultar em perda de propriedade, ferimentos graves ou morte, e podem invalidar quaisquer garantias.

Modelos de acessórios de carregamento aprovados para o smartphone BlackBerry Passport

Cabos para carregamento: HDW-50071-001, HDW-50071-002, HDW-50071-003, HDW-50071-004, HDW-51800-001, HDW-51800-002, HDW-62449-001, HDW-62449-002

Carregadores CA: HDW-46445-001, HDW-46446-001, HDW-46447-001, HDW-46448-001, HDW-46449-001, HDW-46450-001, HDW-46451-001, HDW-58920-001, HDW-58921-001, HDW-58922-001, HDW-58923-001, HDW-58924-001, HDW-58925-001, HDW-58926-001, HDW-61383-001

Use os acessórios de carregamento fornecidos com o smartphone ou qualquer outro acessório de carregamento aprovado pela BlackBerry somente do tipo de fonte de alimentação indicado na etiqueta. Antes de usar uma fonte de alimentação, verifique se a tensão da rede elétrica está em conformidade com a tensão indicada na fonte de alimentação. Conecte o smartphone apenas a adaptadores certificados pelo CTIA, produtos com o logotipo USB-IF ou que tenham concluído o programa de conformidade com USB-IF.

Não sobrecarregue tomadas, extensões ou benjamins, pois isso poderá resultar em risco de incêndio ou choque elétrico. Para reduzir o risco de danos ao fio ou ao plugue, puxe o plugue, e não o fio, ao desconectar o acessório de carregamento da tomada ou do benjamim.

Proteja o fio de alimentação, evitando que ele seja pisado ou puxado, especialmente nos benjamins e no ponto em que o fio de alimentação se conecta ao smartphone. Sempre passe o cabo de alimentação de uma forma que reduza o risco de ferimentos a outras pessoas, como tropeços ou asfixia. Desconecte os acessórios de carregamento durante tempestades com raios ou quando não estiverem em uso. Não utilize os acessórios de carregamento em ambientes externos ou em áreas expostas às intempéries.

Para obter mais informações sobre como ligar a fonte de alimentação, consulte a documentação fornecida com o smartphone.

Para adquirir acessórios para o smartphone, entre em contato com seu provedor de serviços sem fio ou acesse www.shopblackberry.com.

Segurança da bateria

Seu smartphone contém uma bateria não removível de íons de lítio. Não tente remover a bateria. A remoção da bateria pode danificá-la e anula a garantia limitada do smartphone.

A bateria pode apresentar risco de incêndio, explosão, queimadura química ou outros perigos se manuseada incorretamente. Evite o contato da bateria com líquidos. Não exponha a bateria a temperaturas superiores a 60 °C (140 °F). Expor a bateria a temperaturas superiores a 60 °C (140 °F) poderá fazer com que ela se incendeie ou exploda.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Não exponha o smartphone e a bateria ao fogo ou a outras fontes externas de aquecimento, como chapas quentes, fogões elétricos, aquecedores ou fornos, porque isso poderá fazer com ela se incendeie ou exploda.

Este diagrama mostra os elementos descritos no texto a seguir.

Não tente introduzir objetos estranhos na bateria. Não reaproveite, desmonte, modifique, triture, perfure, dobre ou fragmente a bateria. Se a bateria tiver sido reaproveitada, desmontada, modificada, triturada, perfurada ou alterada de alguma forma, cesse o uso dela imediatamente.

Não provoque curtos-circuitos na bateria nem deixe que objetos metálicos ou condutivos entrem em contato com os terminais da bateria.

CUIDADO:
Não tente remover a bateria.A BlackBerry especifica baterias para uso em smartphones em acordo com IEEE Std 1725. O uso de qualquer outra bateria pode apresentar risco de incêndio, explosão, vazamento ou outros riscos. Descarte as baterias usadas de acordo com as instruções deste guia de informações de segurança.
Ícone de bateria ausente Ícone de erro da bateria

Quando um destes ícones aparece no smartphone, ocorreu um erro com a bateria ou a conexão da bateria. Devolva o smartphone a pessoal qualificado para o conserto.

Segurança ao conduzir e caminhar

Não use seu smartphone enquanto dirige. Concentre-se totalmente no ato de dirigir. Dirigir com segurança é a sua principal responsabilidade. Você é responsável por informar-se sobre a legislação e as normas que regem o uso de dispositivos sem fio nas áreas em que você dirige.

Guarde o smartphone em um local seguro antes de dirigir um veículo. Se o veículo estiver equipado com air bag, não coloque o smartphone ou quaisquer acessórios em cima do air bag ou na área de insuflação. Se o air bag inflar, poderão ocorrer ferimentos graves.

Sinais de radiofrequência (RF) podem afetar sistemas eletrônicos instalados incorretamente ou insuficientemente protegidos em veículos motorizados. Consulte o fabricante do veículo ou seu representante. Se algum equipamento tiver sido adicionado ao veículo, você também deverá consultar o fabricante do equipamento para obter informações sobre sinais de RF.

Não use o smartphone quando estiver andando ou executando qualquer atividade que requeira grande atenção. Negligência com relação ao trânsito ou a pedestres pode resultar em perda de propriedade, ferimentos graves ou até mesmo morte.

Acessórios

Use apenas acessórios aprovados pela BlackBerry para uso com este modelo específico de smartphone. O uso de acessórios não aprovados poderá invalidar qualquer aprovação ou garantia e poderá resultar em falha na operação do smartphone, além de representar um perigo.

Soluções de transporte: seu smartphone pode não vir com um estojo (para manter o aparelho junto ao corpo). Se você usar o smartphone junto ao corpo, sempre coloque o smartphone em um estojo para smartphone equipado com uma presilha de cinto integrada fornecidos ou aprovado pela BlackBerry. Se você não usar um estojo equipado com uma presilha de cinto integrada fornecidos ou aprovados pela BlackBerry ao transportar o smartphone, mantenha smartphone a pelo menos 1,5 cm (0,59 pol.) do corpo quando o smartphone estiver fazendo transmissão. Ao usar algum recurso de dados do smartphone (por exemplo, mensagens de e-mail, mensagens de PIN, mensagens de MMS ou serviço de navegador), com ou sem cabo USB, mantenha o smartphone a pelo menos 1,5 cm (0,59 pol.) do corpo. O uso de acessórios não fornecidos ou não aprovados pela BlackBerry pode fazer com que o smartphone exceda as diretrizes de exposição à radiofrequência. A probabilidade de o excesso de exposição à radiofrequência causar efeitos à saúde em longo prazo é objeto de estudo científico em andamento. Para obter mais informações sobre a exposição à radiofrequência, consulte a seção "Informações sobre conformidade" deste documento.

A maioria das soluções de transporte para smartphones aprovadas pela BlackBerry (por exemplo, estojos e bolsas) contém um ímã na estrutura física da solução de transporte. Não coloque itens contendo componentes com fita magnética, como cartões de débito, cartões de crédito, chaves magnéticas, cartões telefônicos ou itens similares perto de soluções de transporte. O ímã pode danificar ou apagar os dados armazenados na fita magnética.

Magnetômetro

O smartphone inclui um magnetômetro. O magnetômetro é usado por aplicativos como o Bússola. Os imãs, ou aparelhos que contêm ímãs, como estojos, fones de ouvido ou monitores, podem afetar negativamente a precisão do magnetômetro. Não conte unicamente com aplicativos que usam o magnetômetro para determinar sua localização, sobretudo em uma situação de emergência.

Mídia

Algumas jurisdições podem proibir ou restringir o uso de determinados recursos do seu smartphone . Ao tirar, processar ou usar fotos, obedeça a todas as leis, normas, procedimentos e políticas, incluindo, sem limitações, quaisquer direitos autorais aplicáveis, privacidade pessoal, informações comerciais confidenciais ou leis de segurança que possam estar em vigor na sua jurisdição. Respeite os direitos pessoais dos outros. Algumas imagens ou músicas (incluindo tons de toque), ou outros tipos de conteúdo, podem estar protegidos por direitos autorais que o impedem de copiar, modificar, transferir ou encaminhar tal conteúdo.

Arquivos de áudio: Poderá ocorrer perda permanente de capacidade de audição se você escutar arquivos de áudio em volumes altos, particularmente com fones de ouvido. Evite aumentar o volume do fone de ouvido para não ouvir os ruídos do ambiente. Caso ouça um zumbido constante ou a voz das pessoas esteja abafada, consulte um médico.

Imagem de aviso para perda auditiva.

Câmera: Caso o seu smartphone tenha câmera, não aponte a câmera diretamente para o sol ou qualquer outra luz forte. Isso pode causar sérios danos aos seus olhos ou danificar o smartphone. Quando usar o flash da câmera, mantenha a abertura do LED do flash da câmera a pelo menos 50 cm (19,69 pol.) dos olhos da pessoa ou animal fotografado.

Antena

Use somente a antena integrada fornecida. Modificações ou conexões de antena não autorizadas podem danificar o smartphone e violar as normas da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA.

Interferência em equipamento eletrônico

A maioria dos equipamentos eletrônicos modernos é protegida contra sinais de radiofrequência (RF). No entanto, alguns equipamentos eletrônicos podem não estar protegidos contra os sinais de radiofrequência emitidos pelo smartphone.

Marca-passos: Consulte um médico ou o fabricante do marca-passo em caso de dúvidas sobre o efeito dos sinais de RF sobre o marca-passo. Certifique-se de usar o smartphone de acordo com os requisitos de segurança associados ao seu marca-passo, que podem incluir os seguintes requisitos: quando o smartphone estiver ligado, mantenha-o sempre a uma distância superior a 20 cm (7,88 pol.) do marca-passo, não carregue o smartphone no bolso sobre o peito, e use o ouvido oposto ao marca-passo ao fazer e receber chamadas para minimizar a interferência potencial. Se, por algum motivo, você suspeitar da ocorrência de interferência, desligue imediatamente todas as conexões sem fio do smartphone, pare de usar o smartphone e consulte um médico.

Dispositivos auditivos: Alguns dispositivos digitais sem fio podem interferir em alguns dispositivos auditivos. Na eventualidade de tal interferência, consulte seu provedor de serviço sem fio ou contate o fabricante de seu dispositivo auditivo para discutir alternativas.

O smartphone possui um magnetômetro, que é usado por aplicativos como o Bússola. Se um aplicativo que usa o magnetômetro causar interferência no aparelho auditivo, feche o aplicativo.

Outros dispositivos médicos: Se você usar outro tipo de dispositivo médico pessoal, consulte o fabricante para saber se o dispositivo médico está devidamente protegido contra energia de RF externa. Seu médico poderá ajudar você a obter esta informação.

Instalações de atendimento médico:Desligue todas as conexões sem fio de seu smartphone em instalações de atendimento médico onde houver normas específicas solicitando tal desligamento. Muitas vezes, hospitais ou instalações de atendimento médico utilizam equipamentos sensíveis à energia de RF externa.

Aeronaves: As normas da FAA (Federal Aviation Administration) e da FCC (Federal Communications Commission) proíbem o uso do rádio de dispositivos sem fio durante o voo. Desligue todas as conexões sem fio do smartphone antes de embarcar em uma aeronave. Os efeitos do uso do smartphone com conexões sem fio ligadas em aeronaves são desconhecidos. O uso do aparelho pode afetar a instrumentação, a comunicação e o desempenho da aeronave, interromper o funcionamento da rede, causar outros riscos à operação da aeronave e pode ser ilegal. Com todas as conexões sem fio do smartphone desligadas, use apenas os aplicativos que não utilizam rádio, de acordo com os regulamentos aéreos para aparelhos eletrônicos.

Áreas perigosas

O smartphone não é intrinsecamente seguro e não é apropriado para uso em ambientes perigosos onde dispositivos seguros são necessários, incluindo, sem limitações, na presença de gás, pó explosivo, operação de instalações nucleares, navegação de aeronaves ou serviços de comunicação, controle de tráfego aéreo e sistemas de armamentos ou de suporte à vida.

Atmosferas potencialmente explosivas: Desligue todas as conexões sem fio do smartphone quando estiver em qualquer área com atmosfera potencialmente explosiva e siga todos os avisos e instruções. Faíscas emitidas nessas áreas podem causar explosão ou incêndio e resultar em ferimentos graves ou até mesmo morte.

As áreas com atmosfera potencialmente explosiva são frequentemente, porém nem sempre, claramente sinalizadas. Entre essas áreas estão postos de combustível, porões de embarcações, depósitos ou instalações de transferência de combustível ou substâncias químicas, veículos que usam gás liquefeito de petróleo (como propano e butano), áreas nas quais o ar contém substâncias ou partículas químicas (como grânulos ou pós metálicos) e quaisquer outras áreas em que haja sinalização solicitando o desligamento do motor do veículo.

Não use o telefone do smartphone para informar um vazamento de gás na área do vazamento. Distancie-se da área e faça a ligação em um local seguro, caso o telefone esteja disponível e ativo no smartphone.

Áreas de explosão: Quando estiver em uma "área de explosão" ou em uma área que indique que rádios com comunicação bidirecional devem ser desligados, para evitar interferência em operações de explosão, desligue todas as conexões sem fio do seu smartphone e siga todos os avisos e instruções.

Temperaturas de operação e armazenamento

O smartphone e o carregador do smartphone foram projetados para serem operados e armazenados dentro das temperaturas fornecidas abaixo:

Smartphone em operação: 0 a 35 °C (32 a 95 °F)

Armazenamento do smartphone (menos de 3 mês): -20 a 35 °C (-4 a 95 °F)

Armazenamento do smartphone (3 meses ou mais): 22 a 28 °C (71,6 a 82,4 °F)

Operação do carregador: 0 a 35°C (32 a 95°F)

Armazenamento do carregador: -30 a 75 °C (-22 a 167 °F)

O uso ou armazenamento do seu smartphone ou dos acessórios do smartphone fora do intervalo de temperatura recomendado pode fazer com que seu smartphone se aqueça, o que pode causar ferimentos sérios ou morte, ou pode causar danos ao smartphone, aos acessórios ou a bateria.

Mantenha o smartphone ou os acessórios do smartphone longe de fontes de calor, como aquecedores, registros de calefação, fogões ou outros aparelhos (incluindo amplificadores) que produzam calor. Se você não for usar o smartphone por mais de duas semanas, desligue-o.

Limpeza e reparação do smartphone

Limpeza: Não use produtos de limpeza líquidos, em aerossol nem solventes no ou próximo do smartphone ou dos acessórios do smartphone, incluindo a bateria. Faça a limpeza somente com um pano seco e limpo. Desconecte os cabos do computador e retire os acessórios de carregamento da tomada antes de limpar o smartphone ou o acessório de carregamento.

Reparo: não tente modificar, desmontar ou consertar o smartphone ou qualquer acessório de carregamento. Não tente substituir a bateria não removível. Somente pessoal qualificado deve realizar reparos ou substituição da bateria no seu smartphone ou nos acessórios de carregamento. Você só deve usar baterias especificadas pela BlackBerry para o uso com seu modelo de smartphone.

Se alguma das seguintes situações ocorrer, desconecte os cabos de fonte de alimentação do computador ou da tomada elétrica e leve seu smartphone ou acessório de carregamento a uma assistência técnica para reparo:
  • O cabo da fonte de alimentação, o plugue ou o conector está danificado.
  • Algum líquido for derramado ou objetos caírem no smartphone ou no acessório de carregamento.
  • O smartphone ou o acessório de carregamento tiver sido exposto a chuva ou água.
  • O smartphone ou o acessório de carregamento aquecer excessivamente.
  • O smartphone ou o acessório de carregamento tiver sido derrubado ou danificado.
  • O smartphone ou o acessório de carregamento não funcionar normalmente, mesmo que sejam seguidas as instruções fornecidas na documentação do usuário.
  • O smartphone ou o acessório de carregamento apresentar alteração no desempenho.

Para diminuir o risco de incêndio ou choque elétrico, ajuste somente os controles mencionados na documentação do usuário do smartphone. O ajuste inadequado de outros controles pode resultar em danos e exigirá trabalho adicional de um técnico qualificado para que o smartphone, o acessório de carregamento ou outros acessórios voltem a funcionar normalmente.

A não observância de qualquer instrução de segurança contida na documentação do usuário do smartphone anulará a Garantia limitada e poderá levar à suspensão ou à recusa da prestação de serviços ao infrator e/ou a ações legais.

Descarte da bateria e do smartphone

Imagem da lixeira restrita

Não descarte o smartphone ou a bateria no lixo doméstico ou no fogo.

Imagem do logotipo de reciclagem

O smartphone e a bateria são reciclados onde existirem instalações para este fim. Este símbolo não se destina a indicar o uso de materiais reciclados.

Ligue para 1-800-822-8837 para obter informações sobre como reciclar baterias

Nos Estados Unidos e Canadá, o smartphone e a bateria podem ser reciclados por meio do programa Call2Recycle. Para obter mais informações, nos Estados Unidos acesse www.call2recycle.org e, no Canadá, acesse www.call2recycle.ca.

Para obter informações sobre como devolver o smartphone e os acessórios para a BlackBerry para reciclagem e descarte seguros, acesse www.blackberry.com/recycling ou https://tradeup.blackberry.com. O programa de reciclagem e troca só está disponível em certas áreas.

Se estes programas não estão disponíveis em sua área, peça a seu governo local regulamentos relativos ao apropriado descarte de produtos eletrônicos.

Descarte o smartphone e a bateria de lítio de acordo com as leis e normas locais que regem o descarte desses tipos de células.

Informações sobre conformidade

Exposição a sinais de radiofrequência

O rádio do smartphone é um transmissor e receptor de rádio de baixa potência. O aparelho foi projetado para estar em conformidade com as diretrizes e limites da FCC (Federal Communications Commission), da IC (Industry Canada), do Conselho da União Europeia e de outras diretrizes internacionais relevantes no que diz respeito aos níveis de segurança de exposição à radiofrequência para aparelhos sem fio. Essas diretrizes foram desenvolvidas por especialistas científicos, governos e organizações independentes, incluindo o Institute of Electrical and Electronics Engineers Standard (IEEE), o National Council on Radiation Protection and Measurements (NCRP) e o International Commission on Non-Ionizing Radiation Protection (ICNIRP).

Para manter a conformidade com a FCC, IC, UE e outros limites e diretrizes relevantes referentes à exposição à radiofrequência, mantenha o smartphone à distância de pelo menos 1,5 cm (0,59 pol.) do corpo. Ao carregar o smartphone junto ao corpo, use somente acessórios equipados com uma presilha de cinto integrada fornecida ou aprovada pela BlackBerry. Se você usar um acessório junto ao corpo não fornecido pela BlackBerry, certifique-se de que o acessório não contenha partes metálicas e mantenha o smartphone a uma distância de pelo menos 1,5 cm (0,59 pol.) do corpo.

Para reduzir a exposição à radiofrequência: (i) use o smartphone em áreas onde o sinal da rede sem fio seja forte; (ii) use as opções de alto-falante; e (iii) reduza o tempo gasto em chamadas telefônicas, envie um e-mail, mensagem ou mensagem BBM em vez de ligar.

Dados específicos da taxa de absorção

ESTE MODELO DE SMARTPHONE SEM FIO ATENDE AOS REQUISITOS GOVERNAMENTAIS DE EXPOSIÇÃO A ONDAS DE RÁDIO QUANDO UTILIZADO CONFORME AS INSTRUÇÕES DESTA SEÇÃO.

Ele foi projetado e fabricado para não exceder os limites de emissão para exposição à energia de radiofrequência (RF) estabelecidos pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) do governo dos EUA e recomendado pelo Conselho da União Europeia quando usado conforme as instruções das seções anteriores. Esses limites fazem parte de diretrizes abrangentes e estabelecem os níveis permitidos de energia de RF para a população em geral. As diretrizes baseiam-se em padrões desenvolvidos por organizações científicas independentes através de avaliações periódicas e completas de estudos científicos. O padrão de exposição para smartphones sem fio emprega uma unidade de medida conhecida como SAR (Specific Absorption Rate, Taxa de absorção específica). O limite de SAR definido pela FCC é de 1,6 W/kg*. O limite de SAR recomendado pelo Conselho da União Europeia é de 2,0 W/kg**. Os testes de SAR são conduzidos usando posições operacionais padrão especificadas pela FCC com o smartphone transmitindo no nível de potência mais alto certificado em todas as bandas de frequência testadas. Embora a SAR seja determinada no nível de potência mais alto certificado, o nível real de SAR do smartphone durante sua operação pode ficar bem abaixo do valor máximo. Isso ocorre porque o smartphone é projetado para operar em vários níveis de potência, de forma a usar apenas a potência necessária para alcançar a rede. Em geral, quanto mais próximo o usuário estiver de uma antena de estação de base sem fio, mais baixa será a saída da potência.

Quando testado para uso junto ao ouvido, o valor mais alto de SAR para o aparelho é:

Smartphone

SAR (W/kg) para 1 g (FCC/IC)

SAR (W/kg) para 1 g

SAR (W/kg) para 10 g (R&TTE)

BlackBerry Passport SQW100-4 smartphone (número do modelo RHR191LW)

0,861

0,559

0,403

Quando testado em um estojo aprovado pela BlackBerry com uma presilha de cinto integrada e à distância de 1,5 cm (0,59 polegadas) do corpo, o valor mais alto de SAR para o smartphone é de:

Smartphone

SAR (W/kg) para 1 g (FCC/IC)

SAR (W/kg) para 1 g

SAR (W/kg) para 10 g (R&TTE)

BlackBerry Passport SQW100-4 smartphone (número do modelo RHR191LW)

1,44

0,914

0,735

O valor mais alto de SAR para o smartphone ao operar no modo Mobile Hotspot é de:

Smartphone

SAR (W/kg) para 1 g (FCC/IC)

BlackBerry Passport SQW100-4 smartphone (número do modelo RHR191LW)

1,44

As medidas dos acessórios usados junto ao corpo (distâncias de separação são recomendadas) diferenciam-se entre os dispositivos sem fio, incluindo smartphones, e dependem dos acessórios fornecidos ou disponíveis, bem como dos requisitos aplicáveis da FCC, IC e do Conselho da União Europeia.

A FCC concedeu a este smartphone uma Autorização de equipamento com base nos níveis de SAR reportados e em conformidade com as diretrizes relacionadas à emissão de radiofrequência da FCC, quando o aparelho for usado conforme abordado nesta seção. As informações de SAR para este smartphone foram registradas na FCC e podem ser encontradas na seção Display Grant (Exibir concessão) do site www.fcc.gov/oet/ea, pesquisando pela ID da FCC do aparelho listada abaixo.

Smartphone

ID da FCC

BlackBerry Passport SQW100-4 smartphone (número do modelo RHR191LW)

L6ARHR190LW

Informações adicionais sobre os valores de SAR podem ser encontradas no site www.ctia.org (CTIA - The Wireless Association), ou www.tele.soumu.go.jp/e/index.htm (Telecommunications Bureau of the Ministry of Internal Affairs and Communications).

___________________________________

* Nos Estados Unidos e no Canadá, o limite calculado da SAR para dispositivos móveis usados pela população em geral é de 1,6 watts/kg (W/kg) em relação a 1 grama de tecido do corpo ou da cabeça (4,0 W/kg em relação a 10 gramas de tecido das extremidades - mãos, punhos, tornozelos e pés).

** Na Europa, o limite calculado da SAR para dispositivos móveis usados pela população em geral é de 2,0 watts/kg (W/kg) em relação a 10 gramas de tecido do corpo ou da cabeça (4,0 W/kg em relação a 10 gramas de tecido das extremidades - mãos, punhos, tornozelos e pés). Estudos sugerem que o padrão incorpora uma margem substancial de segurança para oferecer mais proteção às pessoas e responder pelas variações das medições.

Declaração de conformidade FCC (Estados Unidos)

FCC Classe B Parte 15

Este smartphone está em conformidade com a Parte 15 das normas da FCC (Federal Communications Commission). A operação está sujeita às duas condições a seguir: (1) este smartphone pode não causar interferências nociva, e (2) este smartphone deve aceitar qualquer interferência recebida, incluindo interferência que possa causar operação indesejada.

CUIDADO:
Alterações ou modificações nesta unidade que não estejam expressamente aprovadas pela parte responsável pela conformidade podem anular a autoridade do usuário para operar este equipamento.

Este equipamento foi testado e está em conformidade com os limites impostos para dispositivos digitais de Classe B, de acordo com a Parte 15 das Normas da FCC. Esses limites foram criados para oferecer proteção razoável contra interferência nociva em instalações residenciais. Este equipamento gera, utiliza e pode irradiar energia de radiofrequência e, caso não seja instalado e utilizado de acordo com as instruções do fabricante, poderá causar interferência prejudicial às comunicações de rádio.

No entanto, não há garantia de que essa interferência não ocorrerá em determinadas instalações. Se este equipamento causar interferência nociva em recepções de rádio e televisão, o que pode ser determinado ligando-se e desligando-se o equipamento, o usuário deverá tentar corrigir a interferência tomando uma ou mais das seguintes providências: reoriente ou reposicione a antena receptora, aumente a distância entre o equipamento e o receptor, conecte o equipamento a uma tomada em um circuito diferente daquele ao qual o receptor está conectado, ou consulte o representante ou um técnico com experiência em rádio ou TV para obter ajuda.

Informações específicas aos EUA a respeito dos requisitos da FCC (Federal Communications Commission) para a compatibilidade de dispositivos sem fio com dispositivos auditivos

Quando os dispositivos sem fio são usados próximos a dispositivos auditivos (tanto externos quanto internos), os usuários podem detectar ruídos. Alguns dispositivos auditivos são mais imunes que outros a esse tipo de interferência, e os dispositivos sem fio também variam quanto à intensidade da interferência gerada.

O setor de telefonia sem fio desenvolveu classificações para ajudar os usuários de dispositivos auditivos a encontrar dispositivos sem fio compatíveis com seus dispositivos. Nem todos os dispositivos sem fio foram classificados. Os dispositivos sem fio classificados terão a classificação indicada na caixa, juntamente com outras informações relevantes.

Estas classificações não são garantias. Os resultados podem variar, dependendo do dispositivo auditivo e do nível de perda auditiva do usuário. Se o seu dispositivo auditivo for vulnerável a interferências, talvez você não possa usar um dispositivo sem fio classificado de maneira satisfatória.

Consultar um especialista auditivo e testar o dispositivo sem fio com o seu dispositivo auditivo é a melhor forma de avaliar o dispositivo de acordo com suas necessidades pessoais.

Este smartphone foi testado e avaliado para uso com aparelhos auditivos em algumas tecnologias sem fio que o smartphone utiliza. No entanto, outras tecnologias sem fio que não foram testadas para uso com aparelhos auditivos podem ser usadas neste smartphone. É importante testar os diferentes recursos do smartphone completamente e em diferentes locais para determinar se você ouve ruídos e interferências ao usar este smartphone com seu aparelho auditivo (tanto externo quanto interno). Consulte seu provedor de serviços sem fio para obter informações sobre a política de devolução e troca e a compatibilidade com aparelhos auditivos.

Como funcionam as classificações

Classificação M: Os dispositivos sem fio classificados como M3 ou M4 atendem aos requisitos da FCC e têm uma probabilidade de gerar menor interferência em dispositivos auditivos que os dispositivos sem fio não classificados. M4 é a melhor/mais alta das duas classificações.

Classificação T: Os dispositivos sem fio classificados como T3 ou T4 atendem aos requisitos da FCC e podem ser mais utilizáveis com dispositivos auditivos que usam telecoil (“T Switch” ou “Telephone Switch”) do que os dispositivos sem fio não classificados. T4 é a melhor/mais alta das duas classificações. Observe que nem todos os dispositivos auditivos possuem telecoils.

Os dispositivos auditivos também podem ser medidos quanto à imunidade a esse tipo de interferência. O fabricante do dispositivo auditivo ou o seu especialista podem ajudá-lo a obter informações relativas ao dispositivo. Quanto mais imune for o dispositivo auditivo, menor será a probabilidade de problemas com ruídos de interferência de dispositivos sem fio.

Para obter mais informações sobre as ações da FCC a respeito de dispositivos sem fio compatíveis com dispositivos auditivos e outras medidas tomadas pela FCC para garantir que pessoas com deficiências tenham acesso a serviços de telecomunicações, visite www.fcc.gov/cgb/dro.

Certificação Industry Canada

Este smartphone está de acordo com os padrões de isenção de licença RSS da Indústria do Canadá. A operação está sujeita às seguintes condições: (1) este smartphone pode não causar interferências nociva, e (2) este smartphone deve aceitar qualquer interferência recebida, incluindo interferência que possa causar operação indesejada do smartphone.

O smartphone BlackBerry Passport SQW100-4 (número do modelo RHR191LW) está em conformidade com as normas RSS 102, RSS 130, RSS 132, RSS 133, RSS 139, RSS 199, RSS-GEN e RSS 210 da Indústria do Canadá sob o número de certificação 2503A-RHR190LW.

O smartphone para operação na faixa 5150-5250 MHz é só para uso em ambientes internos a fim de reduzir o potencial para interferência nociva para sistemas móveis de satélite.

O ganho máximo de antena permitido aos smartphones nas faixas 5250-5350 MHz e 5470-5725 MHz deve obedecer ao limite de EIRP.

O ganho máximo de antena permitido aos smartphones na faixa 5725-5825 MHz deve obedecer aos limites de EIRP especificados para operações que sejam ou não ponto-a-ponto conforme apropriado.

Radares de alta potência são alocados como usuários primários (isto é, usuários prioritários) das bandas 5250-5350 MHz e 5650-5850 MHz e esses radares podem causar dano e/ou interferência em smartphones LE-LAN.

Conformidade com Classe B

Este smartphone está em conformidade com os limites da Classe B para emissões de ruído de rádio estabelecidos no padrão de equipamentos que causam interferência, intitulado “Information Technology Equipment (ITE) – Limits and methods of measurement”, ICES-003 da Indústria do Canadá.

Conformidade regulatória da UE

A BlackBerry declara neste documento que este smartphone está em conformidade com os requisitos essenciais e outras cláusulas relevantes da Diretiva 1999/5/CE de equipamentos de rádio e terminais de telecomunicações (R&TTE).

Smartphone BlackBerry Passport SQW100-4 (número do modelo RHR191LW): Marcação CE 0168

A Declaração de Conformidade feita com base na Diretiva 1999/5/CE (HG n.º 88/2003) está disponível para visualização em www.blackberry.com/go/declarationofconformity.

Se você tiver um smartphone habilitado para Wi-Fi, seu smartphone poderá operar em redes Wi-Fi em todos os países integrantes da União Europeia. Este equipamento funciona na Turquia.

O boletim oficial da Decisão da Comissão da União Europeia de 12 de fevereiro de 2007 declara que, na banda de frequência de 5,150 a 5,350 GHz, sistemas de acesso sem fio (WAS), incluindo redes locais de rádio (RLANs), devem ter seu uso restrito a ambientes internos. Como a criação de uma rede está dentro do domínio do ponto de acesso sem fio e esse ponto é um aparelho mestre, este smartphone nunca inicia a criação de uma rede nem se conecta a uma rede em modo "ad hoc" na faixa de frequência de 5,150 a 5,350 GHz.

Conformidade regulatória adicional

Detalhes específicos sobre a conformidade com os padrões e os órgãos reguladores do smartphone podem ser obtidos da BlackBerry.

O módulo do sensor a laser utilizado neste smartphone está em conformidade com as seguintes normas padrão da International Electrotechnical Commission (IEC): IEC/EN 60825-1 2007-03 ED 2.0.

Para exibir a ID da FCC, o número de certificação da IC, o modelo e informações sobre conformidade do smartphone, deslize o dedo para baixo a partir da parte superior da tela inicial. Toque em Configurações > Sobre e selecione Aprovações regulamentares na lista suspensa.

Informações do produto: BlackBerry Passport SQW100-4 smartphone

Propriedades mecânicas:

Peso: aproximadamente 203 g (7,16 onças) incluindo bateria de íons de lítio

Tamanho (C x L x A): 5,2 x 3,6 x 0,36 pol., com 0,38 pol. na câmera (131,4 x 90,5 x 9,3 mm, com 9,8 mm na câmera)

3 GB de memória, 32 GB de armazenamento do aplicativo, slot para cartão microSD

As propriedades do módulo de sensor a laser a seguir podem se aplicar ao seu smartphone:

Produto a laser Classe 1

Média máxima de energia de radiação: 0,18 mW

Especificações de energia:

Bateria de íons de lítio não removível e recarregável

Compatível com cartões nano SIM 3 V e 1,8 V

Porta compatível para sincronização de dados e carregamento: micro USB 2.0

Especificações de rádio de rede móvel:

LTE suporte a banda: LTE bandas de frequência 700, LTE 800, LTE 850, LTE 900, LTE 1700, LTE 1800, LTE 1900, LTE 2100, LTE 2600 MHz

Suporte a banda HSPA+: bandas de frequência: UMTS 800/UMTS 850, UMTS 900, AWS 1700, PCS 1900, IMT 2100 MHz

GSM Suporte a banda: GSM bandas de frequência 850, GSM 900, DCS 1800, PCS 1900 MHz

Classe de força: Classe 1 (DCS 1800, PCS 1900), Classe 3 (UMTS, LTE), Classe 4 (GSM 850) conforme definida em GSM 5.05, Classe 4 (GSM 900) conforme definida em GSM 02.06, Classe E2 (GSM 850, GSM 900, DCS 1800, PCS 1900)

Frequência de transmissão: 704 a 716 MHz, 777 a 787 MHz, 824 a 849 MHz, 832 a 862 MHz, 880 a 915 MHz, 880 a 950 MHz, 1710 a 1755 MHz, 1710 a 1785 MHz, 1850 a 1910 MHz, 1920 a 1980 MHz, 2500 a 2570 MHz

Frequência de recepção: 734 a 746 MHz, 746 a 756 MHz, 791 a 821 MHz, 869 a 894 MHz, 925 a 960 MHz, 1805 a 1880 MHz, 1930 a 1990 MHz, 2110 a 2155 MHz, 2110 a 2170 MHz, 2620 a 2690 MHz

Especificações de rádio da rede Wi-Fi:

Padrão de LAN sem fio: IEEE 802.11a, IEEE 802.11ac, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g, IEEE 802.11k, IEEE 802.11n, IEEE 802.11r

Frequência de transmissão e recepção para IEEE 802.11b/IEEE 802.11g/IEEE 802.11k/IEEE 802.11n/IEEE 802.11r: 2,412 a 2,472 GHz

Frequência de transmissão e recepção para IEEE 802.11a/IEEE 802.11ac/IEEE 802.11k/IEEE 802.11n/IEEE 802.11r: 5,180 a 5,825 GHz

Especificações de rádio Bluetooth:

Suporte a monobanda: ISM 2,4 GHz

Frequência de transmissão e recepção: 2402 a 2480 MHz

Bluetooth Classe 1

Se o smartphone a tecnologia NFC, as seguintes especificações técnicas se aplicarão:

Frequência de operação: 13,56 MHz

Modos compatíveis: leitor/gravador, emulação de cartão, ponto a ponto

Aviso legal

©2015 BlackBerry. Todos os direitos reservados. A BlackBerry® e as marcas comerciais, nomes e logotipos relacionados são propriedade da BlackBerry Limited e estão registrados e/ou em uso nos EUA e em vários outros países. Bluetooth é uma marca comercial da Bluetooth SIG. Call2Recycle é uma marca comercial da Call2Recycle, Inc. CTIA - The Wireless Association é uma marca comercial da CTIA - The Wireless Association. GSM é uma marca comercial da GSM MOU Association. IEEE Std 1725, IEEE 802.11a, 802.11b, 802.11g, IEEE 802.11ac, 802.11k, 802.11r, e 802.11n são marcas comerciais do Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. LTE e UMTS são marcas comerciais do European Telecommunications Standards Institute (ETSI). Wi-Fi é uma marca comercial da Wi-Fi Alliance. Todas as outras marcas comerciais pertencem aos respectivos proprietários. Esta documentação, incluindo toda a documentação incorporada por referência, como a documentação fornecida ou disponível em no site da BlackBerry, é oferecida ou disponibilizada "na forma em que se encontra", sem condições, endossos, representações ou garantias de qualquer espécie pela BlackBerry Limited e suas empresas afiliadas, ficando tais isenções expressamente declaradas na máxima extensão permitida pela legislação aplicável na sua jurisdição.

Os termos de uso de qualquer produto ou serviço da BlackBerry são estipulados em uma licença individual ou em outro contrato com a BlackBerry aplicável a eles. NENHUM TERMO DESTA DOCUMENTAÇÃO DESTINA-SE A SUBSTITUIR CONTRATOS OU GARANTIAS EXPRESSAS POR ESCRITO FORNECIDAS PELA BLACKBERRY PARA PARTES DE QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO DA BLACKBERRY QUE NÃO SEJA ESTA DOCUMENTAÇÃO.

BlackBerry Limited
2200 University Avenue East
Waterloo, Ontario
Canadá N2K 0A7

BlackBerry UK Limited
200 Bath Road
Slough, Berkshire SL1 3XE
Reino Unido

Publicado no Canadá